Prefeita entregou ontem mais quatro salas de aula e amplia 100 vagas no Emei do bairro Buriti
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patri), fez ontem críticas veladas ao seu antecessor Marquinhos Trad (PSD), de quem foi vice, ao dizer que algumas escolas não era reformadas há mais de 20 anos.
A fala da prefeita foi ontem durante ato de inauguração da ampliação da EMEI (Escola de Educação Infantil) Maria Edwiges de Albuquerque Borges, no bairro Buriti, na presença de pais de alunos e representantes da comunidade.
A escola ganhou mais quatro salas, uma cozinha e dois banheiros com acessibilidade.
A chefe do Executivo Municipal destacou o avanço do Juntos Pela Escola, o maior programa de mutirão de reformas já feito nas unidades de Campo Grande.
“Esta é a 8° escola que entregamos revitalizada. A situação das unidades sempre me inquietou, algumas estavam há mais de 20 anos sem reforma ou manutenção e falo isso no passado, porque agora todas ganharão reformulações e terão a acessibilidade adequada. A educação é referência na nossa gestão e será destaque no país, pois vamos fazer juntos na prática e não apenas no discurso”, disse Adriane.
A Capital tem 205 unidades escolares, sendo 106 Emei’s (Escolas de Educação Infantil) e 99 de Ensino Fundamental. Diretora da unidade do Buriti há 22 anos, Dorca Mara Dagher disse que a reforma e ampliação é um sonho realizado.
“A gente já tinha o espaço e veio a oportunidade da ampliação, que foi uma contrapartida da Prefeitura. Ganhamos mais 4 salas de aulas e com isso, mais 100 vagas. A nossa maior demanda era berçário e metade das vagas são para o grupo 1”, explicou.
Conforme a presidente da APM (Associação de Pais e Mestres), Pâmela Ferreira de Oliveira, a ampliação estava sendo aguardada por toda comunidade. “Aumentou o grupo 1 e 3 e eu sei que muitos pais estão felizes porque agora podem matricular os filhos. Já recebemos mensagens de pais e responsáveis que estavam na lista de espero, que se dizem felizes com a notícia da ampliação”.
O aluno da Emei Vicente, de dois anos, é filho de Livian Alanys e Alexandre Yonima. O casal aprovou a reforma. “A escola foi toda pintada e esse espaço de ampliação ficou bem legal. A gente quer que o ambiente que nossos filhos ficam, seja de qualidade”.
Ana Paula Nogal Veron tem dois filhos matriculados na Emei, a Lívia de 2 anos e o Lucas, de 3 anos. Ela considera a reforma muito boa. “Essa ampliação foi maravilhosa, a gente quer qualidade no local onde nossos filhos ficam e isso foi entregue com a reforma. Fico muito feliz”.
Gleice Cruz é mãe de Davi, de quatro anos. “A ampliação beneficia a comunidade. Minha irmã por exemplo, estava na fila esperando pela vaga para colocar meu sobrinho nessa escola e agora vai conseguir”, afirma.
Segundo o presidente da Associação de moradores do Bairro Buriti, Élvio Pereira, as famílias da região estavam ansiosas por essa ampliação. “Como liderança do bairro, fico agradecido e aliviado, pois sei da dificuldade de muitas mães que precisavam deixar seus filhos em unidades mais perto de casa e agora, com essa ampliação, a espera termina aqui para muitas famílias”.