“O senador está na corrente do Abril Laranja”, comemora o ativista ambiental Bruno Nóbrega
O ativista ambiental Bruno Nóbrega considera da mais alta relevância a “postura firme” do senador Nelsinho Trad (PSD) contra os maus tratos e seu comprometimento com a causa animal. “Ele, como relator da proposta que institui a Lei de Proteção a Animais Policiais ou Militares, foi decisivo para sua aprovação. Está conosco nas atividades do Abril Laranja e disse que vai fazer mais pela causa, inclusive com emendas”, afirmou.
Ele se refere ao Projeto de Lei 80/2023, aprovado depois de passar pelas comissões. A lei responsabiliza civil e criminalmente indivíduos que cometam violência contra animais que servem em corporações policiais ou militares. O relatório de Nelsinho Trad fortaleceu a proposta, de autoria da Senadora Soraya Thronicke (Podemos).
Segundo o senador, esta medida também determina a reparação dos custos com tratamento veterinário. Se houver morte em consequência do maltrato, a lei mantém a previsão para que o responsável arque com o custo para treinamento de um substituto do animal. “A proteção desses animais reflete não só o reconhecimento dos serviços que prestam à sociedade, porém, acima de tudo, é um reforço humanitário, de apelo à vida”.
“Acima de tudo, é um reforço humanitário, de apelo à vida”, afirmou o Senador Nelsinho Trad
OUTRAS AÇÕES
Desde o início de seu mandato Nelsinho Trad vem se destacando nos debates e ações de cunho ambientalista e na defesa da vida. Ele dá ênfase à preservação dos ecossistemas, proteção da flora, da fauna e dos rios, e no combate aos maus tratos que vitimam os animais, em particular os de criação doméstica.
Ele indignou-se, por exemplo, com a crueldade a que era submetido o coelho protagonista da campanha #SaveRalph, da HSI (Humane Society Internacional (HSI). Era um desenho animado dando destaque aos testes realizados em animais para fabricação de produtos cosméticos, prática que ainda é recorrente diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil.
O senador empenhou-se a fundo na cobrança para que fosse pautado o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 70, de 2014, proibindo a utilização de animais como cobaias em atividades de ensino, pesquisa e teste laboratorial com substâncias para o desenvolvimento de produtos de uso cosmético humano. O projeto foi originalmente apresentado em 2013 pelo deputado Ricardo Izar (Republicanos/SP) e aprovado na Câmara dos Deputados.
ABRIL LARANJA
A campanha mundial “Abril Laranja” foi criada para simbolizar esta luta. “É um meio de massificar a conscientização das pessoas que ainda não perceberam ou não dimensionaram a quantidade e a reincidência dos casos de crueldade contra os animais”, diz Nelsinho. O mês foi escolhido pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais). O símbolo é um laço de cor laranja, bem ao estilo de campanhas humanitárias.