“É fundamental transformar a inclusão num valor permanente”, apregoa o presidente da Assembleia Legislativa
“Mais que uma data de celebração, é uma oportunidade de reflexão sobre as nossas atitudes em relação aos 70 milhões de autistas em todo o mundo, dos quais dois milhões são brasileiros”. Com esta afirmação, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (Alems), Gerson Claro (PP), ressaltou a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Ele considera fundamental a reflexão sobre as atitudes em relação aos milhões de indivíduos e famílias que vivem com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). “É essencial fazer da inclusão num valor permanente. E que seja uma regra, não apenas uma exceção virtuosa. Que a sensibilidade, a tolerância e o amor que os autistas irradiam nos inspirem a sermos pessoas melhores”, enfatizou o deputado, ao abrir a sessão.
Gerson Claro lembrou que em 2010, foi instituído o Abril Azul em Mato Grosso do Sul, previsto na Lei Nº 3.721, do deputado Antonio Vaz (Republicanos). É uma medida destinada à conscientização sobre o autismo. As campanhas são realizadas anualmente, com as finalidades de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil sobre o TEA.
CAMPANHA
O serviço de Comunicação Institucional da Alems divulga pelos canais oficiais informações relacionadas ao autismo – causas e tratamentos, por exemplo, para promover a inclusão. Com o livro digital “Corria no Pantanal uma Ema – Um conto sobre as diferenças”, produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, o leitor é convidado a acolher e compreender as diferenças que envolvem esse “jeito único e especial de ver o mundo”.
A coleção “Cidadania é o Bicho” aborda, em linguagem para crianças e pré-adolescentes, questões relativas aos direitos humanos. Combate à violência contra mulheres e ao abuso infantil, respeito aos idosos, igualdade de gênero, ações antirracistas e conscientização sobre o autismo são alguns dos temas já abordados.