A história é simplesmente inacreditável! Esse ônibus GMC era o sonho de infância do paranaense Wanderley. Ele o comprou em 2012 e só agora conseguiu colocá-lo na estrada, rumo a Maringá
É uma história daquelas de provocar arrepios nos antigomobilistas! Carregada de recordações de infância, imprevistos, reviravoltas e acima de tudo muita determinação.
Vamos tentar resumir tudo nessa postagem. Ela foi publicada em detalhes pelo perfil “Ônibus, Minha Segunda Casa (onibusmsc) do Facebook e Instagram.
Nosso personagem se chama Wanderley Saldanha. Morador da cidade paranaense de Maringá, ele ganhou quando menino um ônibus em ferro fundido de um modelo de teto elevado, que nunca tinha visto nas estradas do Brasil e que o fascinou. Brinquedo que ele guarda até hoje e que virou verdadeira obsessão.
Em viagem ao Canadá em 2009, um amigo encontrou um ônibus com aquelas mesmas características. Um GMC PD-4501 Scenicruiser dos anos 1950, um modelo exclusivo da famosa Greyhound, aquela empresa de ônibus norte-americana que tem como logomarca o cachorro galgo e já cansamos de ver nos filmes de Hollywood.
A compra do ônibus GMC no Canadá
É claro que o Wanderley se interessou na hora e depois de alguma negociação, a compra aconteceu. O problema é que o ônibus estava abandonado há anos e anos e a distância entre o Brasil e o gelado Canadá é de pelo menos 10.000 quilômetros, dependendo é claro dos pontos exatos de partida e chegada. Ele só conheceu seu sonho de perto quatro anos depois e até 2019 esteve no Canadá três vezes, fazendo melhorias no ônibus na expectativa de finalmente conseguir trazê-lo para cá.
Seu objetivo era vir rodando! Mas faltava um “pequeno” detalhe: recursos financeiros. Foi então que Wanderley teve uma ideia: restaurar sua Kombi e levá-la para a América do Norte (também rodando!) para vender lá, onde a nossa perua Volkswagen é muito procurada e valorizada.
A aventura de Kombi na companhia da esposa Valéria teve início em maio do ano passado. E depois de atravessar alguns países da América do Sul, e embarcar a Kombi em um navio, eles finalmente chegaram ao seu destino em setembro. Hora de começar as melhorias no GMC, que depois de cinco anos sem os devidos cuidados estava em petição de miséria. Não conseguimos saber se a Kombi já foi ou não vendida.
Depois de muita labuta a viagem de Wanderley e Valéria no ônibus GMC para o Brasil teve início no dia 8 de março, tendo como primeiro destino a Califórnia. Com a cara e a coragem, sem recursos e fazendo campanhas de arrecadação, eles seguem viagem, tendo problemas principalmente com os pneus, que não foram substituídos e estão naturalmente ressecados. Ontem, 19 de março, o ônibus GMC estava encalhado nas areias de um deserto.
Acompanhe de perto essa jornada
Então, bora acompanhar a jornada desse nosso herói-antigomobilista-brasileiro e sua esposa, de quem ficamos superfãs.
A história completa e com detalhes até aqui, você acompanha nos perfis “Ônibus, Minha Segunda Casa”, no Instagram e no Facebook.
Ou siga o dia-a-dia de aventuras do casal Wanderley e Valéria Saldanha na viagem de volta ao Brasil pelas estradas das Américas, nos perfis do Facebook e Instagram, com atualizações quase diárias. Imperdível!