Governador Eduardo Riedel participa do evento em Brasília e destaca a importância da floresta plantada para a sustentabilidade e o desenvolvimento do Estado.
Com um histórico de crescimento no setor florestal, Mato Grosso do Sul se consolida como um dos principais polos da silvicultura brasileira. O Estado, que já possui milhares de hectares ocupados por florestas plantadas, especialmente para o setor de celulose, participou nesta tarde do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024 e do Painel da Floresta+, em Brasília (DF).
O governador Eduardo Riedel, acompanhado do vice José Carlos Barbosa (Barbosinha) e do secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento), prestigiou o evento que reuniu autoridades como o ministro da Agricultura, Alexandre Fávaro, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva.
“A sustentabilidade está na essência do agronegócio sul-mato-grossense. Os produtores do Estado investem em tecnologia, genética, sanidade e máquinas de alta eficiência, o que resulta em baixa emissão de carbono em todas as cadeias produtivas”, afirmou Riedel
O Plano, elaborado pelo Ministério da Agricultura, visa adequar as estratégias de sustentabilidade para a silvicultura e o setor florestal como um todo. O governador Riedel ressaltou a importância da iniciativa e destacou o papel da floresta plantada no desenvolvimento do Estado:
“O lançamento desse plano é importante, pois demonstra que a floresta plantada, além de gerar benefícios econômicos e sociais, também contribui para a sustentabilidade ambiental, através da captura de carbono. Essa é uma meta importante para Mato Grosso do Sul, que almeja alcançar o carbono neutro até 2030.”
Riedel também salientou que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) sul-mato-grossense em 2023, de 6,6%, é resultado, em parte, do desenvolvimento do setor florestal. “Temos o terceiro maior crescimento do país, baixa taxa de desemprego e a segunda menor taxa de pobreza. Isso é fruto de investimentos e da contribuição do setor florestal.”
Mato Grosso do Sul é referência em agropecuária sustentável
O governador destacou que o plano apresentado é moderno e contemporâneo, com objetivos claros, alinhados com as práticas já adotadas em Mato Grosso do Sul há alguns anos. “A sustentabilidade está na essência do agronegócio sul-mato-grossense. Os produtores do Estado investem em tecnologia, genética, sanidade e máquinas de alta eficiência, o que resulta em baixa emissão de carbono em todas as cadeias produtivas.”
Riedel também frisou a capacidade do Estado em mostrar suas potencialidades para o Brasil e o mundo: “Isso é importantíssimo, pois abre oportunidades para atração de capital e investimentos. Estamos nessa agenda internacional buscando nos colocar cada vez mais como um Estado moderno, com visão de futuro, que busca gerar oportunidades para a nossa gente.”
O lançamento do Plano de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024 reforça a posição de destaque de Mato Grosso do Sul no setor florestal e consolida o Estado como referência em agropecuária sustentável.