A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (15) a Operação Harpia, que resultou na apreensão de armas, munições e euros em Campo Grande e Sidrolândia. A ação tem como alvo suspeitos de lavagem de dinheiro arrecadado com o tráfico de drogas e de armas.
As ordens de busca e apreensão foram expedidas pela Justiça Federal de Campo Grande e também estão sendo cumpridas no interior de São Paulo, nas cidades de Araçatuba e Vinhedo.
O nome da operação faz referência às harpias, criaturas mitológicas com cabeça de mulher, corpo de pássaro e garras afiadas. Apesar de não ter divulgado detalhes sobre o grupo investigado, a Polícia Federal demonstra com a escolha do nome a seriedade e o rigor da operação.
Em imagem divulgada pela PF, um agente aparece ao lado de uma caixa com notas de 200 euros e um maço de notas de 100 reais. Na mesa também estão armas de grosso calibre e poucas munições.
A operação é mais um passo importante no combate ao crime organizado em Mato Grosso do Sul. A Polícia Federal tem intensificado suas ações na região nos últimos meses, com o objetivo de desarticular quadrilhas e prender criminosos.
A investigação segue em andamento e a PF não descarta a realização de novas operações. A população pode colaborar com as autoridades denunciando atividades suspeitas pelo telefone 181.
A Operação Harpia é um exemplo do compromisso da Polícia Federal com a segurança pública e o combate à criminalidade. A ação demonstra que as autoridades estão trabalhando para desarticular organizações criminosas e garantir a segurança da população.