Ex-deputada federal foi agraciada com o Troféu Celina Jallad na Semana Internacional da Mulher
A professora e ex-deputada federal Bia Cavassa, uma das agraciadas pela Assembleia Legislativa com o Troféu Celina Jallad, simboliza não só a força, a capacidade e a inteligência das mulheres, mas reconhece também a importância da presença feminina nos grandes avanços sociais, econômicos e políticos de Mato Grosso do Sul. Esta afirmação foi do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que indicou e entregou a homenagem à sua conterrânea, viúva do prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha.
Na sessão especial que comemorou a Semana da Mulher, Duarte foi ao plenário em companhia da esposa, Maria Clara Scardini, para entregar a honraria. Ele mencionou as mulheres de Corumbá e Ladário para assinalar que as pantaneiras refletem nas diversas atividades o espírito construtivo e de lutas pelo empoderamento feminino “na política, no trabalho, nos cargos de comando e nas diferentes atividades, não para competir com os homens, mas para somar esforços e ideias pelo bem comum”.
REFLEXÃO E LUTA
Bia Cavassa, emocionada, agradeceu o deputado e enfatizou: “Quero dividir esta homenagem com todas as mulheres corumbaenses e a ladarenses que, assim como eu, carregam diariamente a força, a coragem e a determinação, superando os desafios e realizando os legítimos sonhos e objetivos”. Para ela, as comemorações do Dia e do Mês da Mulher são importantes não para a mera celebração, “mas para servir à reflexão e ao compromisso afirmativo de gênero, que é uma luta de toda a sociedade, sem distinção de gêneros”.
Deputada estadual e conselheira do Tribunal de Contas (TCE/MS), Celina Martins Jallad morreu em 28 de fevereiro de 2011, aos 64 anos, e deixou um legado de atuante lutadora pelos direitos humanos e em defesa da mulher. Paulo Duarte ressaltou o exemplo das lideranças femininas em Mato Grosso do Sul. Citou a eleição de três deputadas estaduais (Mara Caseiro e Lia Nogueira, do PSDB, e Gleice Jane, do PT) como “demonstrativos da pluralidade saudável de uma democracia qualificada, que se enriquece com a presença cada vez maior das mulheres no centro das decisões”.
Paulo Duarte, Maria Clara Scardini e Bia Cavassa na sessão de homenageiam às mulheres Instagram