O senador Nelsinho Trad agradece à Câmara Municipal de Campo Grande, à Prefeitura de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Campo Grande por eternizar o nome da mãe dele na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei), do Bairro Aero Rancho. A professora Therezinha Mandetta Trad faleceu aos 86 anos, em 22 de fevereiro de 2023.
O reconhecimento foi instituído por lei proposta pelo vereador Otávio Trad e sancionada pela prefeita Adriana Lopes. Professora Therezinha, como era conhecida, alfabetizou milhares de crianças no Colégio Dom Bosco e trabalhou como supervisora no Colégio Joaquim Murtinho. “Muito obrigado à prefeita Adriane, ao secretário de Educação Lucas, ao vereador Otávio e a toda Câmara Municipal pela homenagem”, escreveu o senador Nelsinho Trad em suas redes sociais.
“É gratificante saber que, todo dia, uma criança vai chegar neste ambiente e receberá o aprendizado na EMEI Professora Therezinha Mandetta Trad”, disse o Senador
Representado pelo filho, Nelsinho Neto, o senador Nelsinho Trad recebeu a declaração da diretora da Emei, Elisângela Mello, de que dona Therezinha sempre foi amiga da escola e de seus professores. “Ela curtia tudo o que fazíamos e nos incentivava”, discursou a diretora.
Em retribuição ao carinho dos educadores, a filha da homenageada, advogada Fátima Trad Martins, entregou telas pintadas por Therezinha Trad para a instituição. “Minha mãe ficará muito feliz em ver sua obra de arte alegrando as crianças”, disse.
Mais familiares estiveram presentes. Entre eles: o irmão Hélio Mandetta, o ex-prefeito da Capital Marquinhos Trad e o ex-deputado federal Fábio Trad. “É gratificante saber que, todo dia, uma criança vai chegar neste ambiente e receberá o aprendizado na EMEI Professora Therezinha Mandetta Trad”, comentou o senador Nelsinho Trad, citando a frase de Rubem Alves, de que, assim, o professor não morre.
“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais… E, assim, continuará presente entre nós. Para sempre…”