Primeiro nas pesquisas feitas até agora, ex-deputado tem filiação abonada pelo ex-governador Reinaldo Azambuja
O PSDB de um grande passo esta semana para avançar com o projeto de ganhar, nas urnas, a Prefeitura de Dourados. O ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente do diretório regional tucano, abonará na sexta-feira, 15, a filiação do radialista, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Marçal Filho.
Líder em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até agora, Marçal estava sem partido desde 2023. Agora, sentindo-se melhor acolhido e valorizado pelos líderes tucanos – entre os quais Azambuja, o governador Eduardo Riedel e o dirigente e coordenador político do diretório, Sérgio de Paula -, toma a decisão que já estava desenhada desde o ano passado.
“Nós temos princípio programático, uma tradição, que é tomar as nossas decisões num processo democrático de debate”, afirmou Reinado
O PSDB tem outras três alternativas para esta disputa: o deputado federal Geraldo Resende, que foi o candidato nas eleições de 2020, e os deputados estaduais Zé Teixeira e Lia Nogueira. Com Marçal, o partido se consolida hoje como a principal força política e eleitoral no Município. Azambuja diz que que a escolha dos candidatos e as definições de chapa majoritária e alianças serão definidas em um saudável e democrático processo partidário.
ESCOLHA DEMOCRÁTICA
“Nós temos princípio programático, uma tradição, que é tomar as nossas decisões num processo democrático de debate, o mais amplo e participativo, entre os filiados e dirigentes”, observa Azambuja. “E se temos quatro ou mais opções para escolher, significa que estamos fortes, estruturados, prontos para concorrer fazendo uma disputa propositiva e democrática”, acrescentou o dirigente.
Em Dourados, na Assembleia Legislativa e em outros ambientes de reverberação política, a confirmação de Marçal Filho no PSDB vitamina a certeza de que o partido ganhou um impulso diferenciado para a sucessão. Marçal lidera as pesquisas. Segundo o Instituto Ranking Brasil, ele está bem à frente do segundo colocado, o prefeito Alan Guedes, do Republicanos, vinculado aos extremistas de direita do bolsonarismo.