Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em Osasco (SP) e em Curitiba (PR); um terceiro acusado está morando na Inglaterra
Dois sul-mato-grossenses foram presos nesta sexta-feira (1) após furtar R$ 3,6 milhões em criptomoedas (bitcoins) que pertenciam a um casal de idosos de Campo Grande. A dupla foi presa em Osasco, interior de São Paulo, e em Curitiba, capital do Paraná.
Os presos são Filippe Barreto Sims (preso em Osasco), Jair do Lago Ferreira Junior (preso em Curitiba). Um dos acusados, Marco Aurelio Pereira de Sousa, está morando na Inglaterra e não foi preso.
As prisões fazem parte da operação Verbum Clavis da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ainda durante as investigações, ficou comprovado que os acusados abusaram da relação de confiança que tinham com as vítimas e aplicaram o golpe depois de conseguirem as palavras-chave de acesso das contas.
O Garras acionou o Cinerlab/MJSP (Núcleo de Operações com Criptoativos do Laboratório de Operações Cibernéticas) para auxiliar no rastreio dos ativos e identificação dos responsáveis.