Senador preside colegiado congressual que defende mecanismos de desenvolvimento e integração na AL
Para debater e encaminhar os pontos da agenda de trabalho de 2024, a Mesa Diretora do Parlasul (Parlamento do Mercosul) está reunida hoje (26), no Uruguai, sob a presidência do senador Nelsinho Trad (PSD/MS). Para os observadores internacionais, o Parlasul exerce um papel determinante para as intervenções brasileiras no sentido de criar e fortalecer mecanismos técnicos, institucionais e políticos de desenvolvimento e integração da América Latina.
“Nós temos uma pauta extensa, mas objetiva, na qual a participação de todos os interlocutores do bloco é essencial. Precisamos avançar na direção de elementos comuns que animem e fortaleçam cada vez mais a unidade dos esforços latino-americanos em busca de sua autonomia econômica e demais aspirações sociais”, enfatizou Nelsinho Trad. Ele reconhece que já existe um renovado interesse dos países em fortalecer o bloco.
Nelsinho Trad: “Promoção de um diálogo construtivo e na busca por estratégias comuns voltadas para o desenvolvimento sustentável da região”.
Na opinião do senador hoje está bem sublinhada a posição ativa do Brasil na “promoção de um diálogo construtivo e na busca por estratégias comuns voltadas para o desenvolvimento sustentável da região”. Ele cita as polêmicas em torno do Mercosul, pontuando a colaboração do Parlasul na busca de soluções de eventuais impasses.
Para a mesa de reunião foram convidados o presidente congressual argentino Alfredo Olmedo e os parlamentares Gabriel Fucks (Argentina), Arlindo Chinaglia (Brasil), Derlis Maidana e Rodrigo Gamarra (Paraguai), Mario Colman e Nicolás Viera (Uruguai) e Adolfo Mendoza (Bolívia). O senador Nelsinho Trad preside o Parlasul pela segunda vez. Sua recondução ocorreu em setembro de 2023.