Imagem foi capturada pelas câmeras do Observatório no campus Santo Ângelo, do Instituto Federal Farroupilha
Um objeto voador não identificado (OVNI) foi avistado no Rio Grande do Sul pelas câmeras do Observatório do campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha. O caso ocorreu por volta das 5h da manhã, desta quarta-feira (21), e mostrava um brilho que aumenta e diminui repetidas vezes.
🇧🇷 | Um objeto luminoso não identificado (OVNI) foi registrado no céu do Rio Grande do Sul na madrugada de quarta-feira (21).
O objeto foi flagrado por volta das 5h pelo Observatório do campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha. pic.twitter.com/NF0g6B2HNC
— Alerta Mundo (@AlertaMundo_) February 22, 2024
De acordo com Fabricio Colvero, operador das estações do observatório, a característica da visualização indica que se trata de um objeto girando em torno de seu próprio eixo, provavelmente em órbita baixa da Terra. As informações foram dadas ao G1.
Ainda não há uma identificação definitiva do objeto, mas as principais hipóteses dos cientistas são:
Satélite desativado: Essa é a hipótese mais provável, pois muitos satélites são lançados em órbita baixa e, após o fim de sua vida útil, podem permanecer orbitando a Terra por vários anos.
Corpo de foguete: Outra possibilidade é que o objeto seja um corpo de foguete que, após lançar um satélite em órbita, não conseguiu retornar à Terra e está em processo de reentrada na atmosfera.
As imagens capturadas pelas câmeras do observatório serão analisadas pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que poderá fornecer mais informações sobre o objeto e sua possível identificação.
A Bramon é uma rede de observadores voluntários que monitoram o céu em busca de meteoros e outros objetos celestes. A análise das imagens do OVNI do Rio Grande do Sul será realizada por especialistas , que buscarão identificar o caso e determinar sua origem.