Ação tem por intenção desarticular grupo criminoso especialista em importar materiais e burlar entrada dos produtos no país, ignorando regulamentos
Operação deflagrada pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (7), em Naviraí, a 342 km de Campo Grande, mira grupo criminoso especializado na importação e comercialização de materiais nocivos ao meio ambiente (sucatas), como baterias automotivas.
Denominada “Via Plumbi”, a ação é uma parceria com a Receita Federal, o Ibama e o MPF. Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Investigações apontam que toneladas de baterias para veículos foram trazidas do Paraguai para o Brasil de forma ilegal. O processo de entradas destes materiais não estaria de acordo com os regulamentos fiscais e ambientais.
Além disso, para frustrar a fiscalização das equipes, os criminosos usavam documentos falsos, “laranjas”, dados pessoais de terceiros e empresas de fachada.
De acordo com a PF, a maioria das pessoas e empresas usadas não teria condições legais, nem financeiras, de negociar grandes quantidades de mercadorias e movimentar valores milionários em suas contas.