Prefeito, assessores dos governos estadual e federal já iniciaram os entendimentos para fazer a ideia avançar
Com sólidas vocações e confirmando-se entre as principais forças da economia no Cone Sul, Amambai busca as garantias estruturais para agilizar e qualificar seu processo de crescimento. Uma dessas garantias é dispor de seu próprio aeroporto, necessidade que, segundo o prefeito Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira (PSDB), impõe-se como providência determinante para suprir uma lacuna das mais pontuadas por empreendedores locais e de outras regiões.
Para contribuir com a realização desta vontade, o governo de Mato Grosso do Sul mobilizou sua área técnica para reforçar a mobilização dos amambaienses. A viabilidade do projeto já está sendo avaliada em reuniões entre técnicos da Prefeitura Municipal e dos governos estadual e federal, ambos envolvidos na tarefa de viabilizar o investimento.
Um dos encontros de trabalho foi realizado dia 19 deste mês, quando o prefeito se reuniu com interlocutores do governador Eduardo Riedel (PSDB), e da Infra S/A – representada pelo seu gerente de projetos, Raul Sandoval – e lideranças locais. A Infra é uma empresa publica controlada pelo governo federal e vinculada ao Ministério da Infraestrutura. Atua na prestação de serviços de planejamento, estruturação de projetos, engenharia e inovação para o setor de transportes.
DIÁLOGO PRODUTIVO
Segundo o prefeito, o diálogo tem sido dos mais produtivos e está fazendo a ideia avançar. Para o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Lorenzetti, a soma de esforços e o suporte do poder publico são decisivos. Um dos motivadores deste otimismo é o viés municipalista do governo sul-mato-grossense. No início de sua gestão, em janeiro do ano passado, Riedel anunciou um planejamento para implantar e desenvolver a infraestrutura aeroportuária em todas as regiões.
Inicialmente, a planilha de investimentos mobilizaria cerca de R$ 250 milhões em vários municípios, Amambai entre eles. De acordo com Edinaldo Bandeira, o aeródromo municipal constitui um fator de grande impulso para setores de forte potencial na economia local, como o turismo, o comércio, o agronegócio e várias modalidades industriais.
Amambai tem uma população que passa dos 40 mil habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) do Município está em torno de R$ 1,8 bilhão, sendo que 37,4% do valor adicionado é gerado pelos serviços, seguido pela agropecuária (37,1%), administração pública (18,4%) e indústria (7,1%).