Policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar), deflagraram na manhã desta quinta-feira (25) a operação de combate ao tráfico de drogas praticado na modalidade “Alforje”. Uma mulher foi presa.
Os investigados são indivíduos altamente treinados e com grande conhecimento das características geográficas da região do pantanal e da área rural que fica entre a Capital e a cidade Corumbá (MS).
Segundo as informações policiais, o esquema funciona com pessoas especializadas em caminhadas por dentro do cerrado e terreno de pantanal (mateiros). A vegetação existente no entorno dos pontos de fiscalização policial no trajeto de Corumbá até Campo Grande dá a cobertura necessária aos “mateiros” que transportam as drogas em mochilas ou alforjes.
Estes “mateiros” são deixados pouco antes dos postos policiais, caminham pela mata com a droga e após passarem pelos postos são recolhidos por veículos em pontos da rodovia BR-262 predeterminados. A presente investigação conseguiu identificar um dos grupos responsáveis por organizar o transporte dos referidos “mateiros” com a droga do município de Corumbá até Campo Grande.
Uma mulher de 30 anos responsável por organizar o transporte foi presa preventivamente. Junto com ela foram apreendidos três celulares e um veículo Chevrolet Astra identificado como carro utilizado para fiscalizar a rodovia no dia do transporte da droga.
Em um segundo endereço foi dado cumprimento de mandado de busca e apreensão, mas nada de ilícito foi encontrado. As investigações continuam com a finalidade de coibir o tráfico oriundo da região de fronteira.