Vitória sofrida sobre a Bolívia acende a luz amarela em competição que só classifica duas entre 10 seleções
O gol de Endrick garantiu a vitória contra a Bolívia na terça-feira, 22. Mas a seleção brasileira contou com alguma coisa semelhante à sorte porque escapou de um resultado adverso ao estrear no Torneio Pré-Olímpico contra a Bolívia, no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela. O técnico Ramon Menezes pôs em campo a formação inicialmente titular e ficou longe de encontrar soluções para a visível ausência de criatividade diante de um adversário tecnicamente inferior, mas combativo e perigoso.
A seleção, com jogadores abaixo de 23 anos de idade, foi premiada pela velocidade e pelo talento de Endrick. O atacante palmeirense recebeu passe de John Kennedy, ganhou de dois zagueiros na corrida e marcou, aos 4 minutos do primeiro tempo. Depois, embora criando algumas chances, o Brasil foi até o final do jogo sem convencer. Na etapa inicial a Bolívia teve mais posse de bola, 60% a 40%, e o Brasil fez apenas uma finalização certa, a do gol de Endrick.
EVOLUÇÃO
A Bolívia, no entanto, provou que seu futebol está evoluindo com a revelação de bons jogadores e o comando de um brasileiro, o técnico e ex-zagueiro Antônio Carlos Zago. Organização tática e composição versátil de um 4-4-1-1 foram as receitas que construíram boas jogadas e provocaram situações perigosas contra a defesa verde-amarela. Os bolivianos já haviam demonstrado sua competitividade na estreia, quando arrancaram o empate com a Venezuela, após estarem perdendo por 3 a 1.
A atuação irregular de alguns de seus destaques, o erro de deixar na reserva jogadores decisivos, como Gabriel Peck – só entrou na etapa final – e a desorganização tática evidenciaram que o Brasil terá sérios problemas nos jogos restantes de seu grupo. A seleção jogar nesta sexta-feira, 26, contra a forte Colômbia, às 20h (de Brasília).
Participam do Pré-Olímpico 10 seleções sul-americanas: Brasil, Venezuela, Equador, Bolívia e Colômbia estão no Grupo A. E Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e Chile estão no grupo B. Classificam-se para as Olimpíadas da França as duas seleções com as melhores pontuações.