Presidente da Petrobras comemora retomada dos investimentos pesados e aponta para a autossuficiência
O lançamento hoje – quinta-feira, 18 -, da ampliação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca (PE)., pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, marca a retomada do investimentos pesados da empresa e aponta para a busca da autossuficiência da produção de combustíveis. A importância do evento é tamanha que o presidente Lula fez questão de comparecer para reafirmar, no evento, os novos tempos da estatal.
Lula e Prates estão dando a partida no plano de construção do trem 2 da Rnest, que ampliará a capacidade dos atuais 100 mil barris/dia para 260 mil barris/dia até 2028. Com isso, a companhia espera adicionar cerca de 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia à capacidade de produção nacional. Somando todas as outras ampliações do parque de refino da Petrobras, a expectativa é ampliar em 40% a produção do combustível.
A obra será dividida em três etapas: conclusão da unidade de abatimento de emissões (Snox), em andamento, prevista para entrar em operação em 2024; ampliação do trem 1 para processar 130 mil barris/dia de petróleo, prevista para ficar pronta em 2025; e conclusão do trem 2, atualmente em licitação, que deve começar a ser construído em 2024 e dar a partida em 2027.
O investimento na obra não foi divulgado para não interferir na licitação, mas o plano de negócios da Petrobras para os anos de 2024 a 2028 prevê US$ 17 bilhões em investimentos para as áreas de refino, comercialização e logística.