De acordo com Detran, 7% da população conquistaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Detran-MS (Departamento Estadual de Mato Grosso do Sul) divulgou que 38 mil pessoas conquistaram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em 2023, um aumento de 7% em relação a 2022.
Os municípios que registraram maior índice de novos motoristas no período são: Caracol (179%), Aral Moreira (87%), Tacuru (86%), Jaraguari (68%), Rochedo e Batayporã (49%). No caminho inverso, a cidades sul-mato-grossenses que apresentaram queda, estão: Taquarussu (59%), Ladário (35%), Pedro Gomes (25%), Japorã (29%) e Sete Quedas (28%).
De acordo com o Detran em Números, Mato Grosso do Sul conta com 1,3 milhão de pessoas habilitadas. Deste universo, 44,53% possuem CNH na categoria AB.
Recorde de exames
O Detran-MS realizou mais de 600 mil exames em 2023. Dados da Diretoria de Habilitação, indicam que foram 127 mil exames práticos no período, sendo 17,7 mil só no mês de dezembro.
A alta é justificada pela ampliação de vagas que tinha como objetivo oportunizar a conclusão dos processos de primeira habilitação represados da pandemia (2019-2022) que iriam expirar no último dia de dezembro. Porém, cinco dias antes do prazo acabar, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou nova prorrogação, válida para todos os brasileiros com processo ativo até 31 de dezembro de 2023.
Motorista profissional
O ano passado também registrou aumento de 13% nos pedidos de inclusão da observação “Exerce Atividade Remunerada” na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que saltou de 44.214 em 2022, para 51.250.
Na categoria AB, aumentou a emissão de CNH com EAR em 36%, seguida de 24% na B, 9% na AC, e 8% nas categorias D e AE.
A gerente de Exames de Habilitação, Lina Zeinab, observa uma mudança nos últimos anos. “Até o ano de 2021 a maioria das CNHs emitidas com EAR eram para categorias de veículos pesados (C, D e E), este cenário começa a mudar em 2022, se intensificando no ano passado, onde o maior volume passou a ser de motoristas da categoria AB. Podemos atribuir essa mudança de comportamento a intensificação do transporte por aplicativo”.
Como incluir EAR na CNH
Para incluir EAR na CNH o condutor deve acessar www.meudetran.ms.gov.br no campo Habilitação escolher a opção CNH Ágil, seguida de Renovação (Capital ou interior), depois vai aparecer a mensagem “gostaria de renovar sua CNH, e mora/reside na CAPITAL?” com as opções “Renovação Normal” ou “Renovação EAR”.
Mesmo que o condutor ainda tenha validade na CNH, para realizar a inclusão EAR, será necessário abrir uma nova solicitação, e fazer todo o processo de renovação, como captura de imagem, avaliação psicológica e exame médico. O custo médio da emissão de nova CNH com EAR é de R$ 545,00.
Análise
Os dados divulgados pelo Detran-MS mostram que o número de pessoas que conquistaram a CNH em Mato Grosso do Sul cresceu em 2023, após dois anos de queda devido à pandemia. A alta é justificada pela ampliação de vagas para exames práticos, que visava oportunizar a conclusão dos processos represados.
Outro dado interessante é o aumento de 13% nos pedidos de inclusão da observação “Exerce Atividade Remunerada” na CNH. Essa mudança pode ser atribuída à intensificação do transporte por aplicativo, que exige que os motoristas tenham a CNH com a observação EAR.