O IBGE divulgou hoje, 16 de janeiro, a Pesquisa Mensal de Serviços – PMS referente ao mês de novembro. O volume de serviços prestados em Mato Grosso do Sul apresentou crescimento de 4,8% na passagem de outubro para novembro de 2023, quebrando uma sequência de dois meses no campo negativo. Este resultado foi impulsionado por uma melhora no desempenho dos serviços de transporte, informação e comunicação, que cresceram 8,9% e 7,6%, respectivamente.
Em relação a novembro de 2022, houve alta de 15,3% no volume de serviços. Esse resultado foi influenciado pelo crescimento de todos os segmentos, com destaque para os serviços de transporte (37,7%), informação e comunicação (26,6%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (16,6%).
No Brasil
O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 0,4% na passagem de outubro para novembro de 2023, interrompendo uma sequência de três meses no campo negativo. Este resultado foi impulsionado pelo aumento na demanda por serviços de transporte, informação e comunicação, que cresceram 2,6% e 2,4%, respectivamente.
Em relação a novembro de 2022, houve retração de 0,3% no volume de serviços. Esse resultado foi influenciado pela queda de todos os segmentos, com destaque para os serviços de transporte (-4,6%), informação e comunicação (-3,7%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,5%).
O volume acumulado em doze meses foi de 2,7%, indicando que o setor de serviços do Brasil vem apresentando um crescimento moderado, mas consistente, nos últimos meses.
Análise dos resultados por segmento
Os serviços de transporte foram o principal destaque do mês de novembro, com crescimento de 2,6%. Esse resultado foi influenciado pelo aumento na demanda por fretes rodoviários e aéreos, principalmente para o transporte de commodities agrícolas.
Os serviços de informação e comunicação também tiveram um bom desempenho, com crescimento de 2,4%. Esse resultado foi impulsionado pelo aumento no consumo de serviços de internet, telefonia e TV por assinatura.
Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 0,5%, influenciados pelo aumento na demanda por serviços de consultoria, engenharia e tecnologia da informação.
Conclusão
Os resultados da PMS do Brasil referentes a novembro de 2023 indicam que o setor de serviços do país vem apresentando uma recuperação gradual, após a queda registrada no início da pandemia de Covid-19. O crescimento do volume de serviços foi impulsionado pela melhora no desempenho dos serviços de transporte, informação e comunicação, que são os principais segmentos do setor no país.
Análise comparativa entre Mato Grosso do Sul e Brasil
O estado de Mato Grosso do Sul apresentou um desempenho superior ao do Brasil no mês de novembro de 2023. O volume de serviços prestados no estado cresceu 4,8%, enquanto no país o crescimento foi de 0,4%.
Essa diferença de desempenho pode ser explicada por uma série de fatores, incluindo:
O crescimento da produção agropecuária no estado, que aumentou a demanda por serviços de transporte e logística;
O aumento do turismo no estado, que impulsionou a demanda por serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento;
O crescimento da indústria no estado, que aumentou a demanda por serviços de manutenção e reparo.
É importante destacar que o desempenho do setor de serviços em Mato Grosso do Sul ainda está abaixo do patamar pré-pandemia. O volume de serviços prestados no estado ainda está 7,2% abaixo do nível de fevereiro de 2020.