Policiais federais foram às ruas, nesta terça, cumprir mandados de busca e apreensão e prisão; droga era distribuída para estados
A Polícia Federal fechou o cerco contra pessoas suspeitas de integrarem esquema internacional de tráfico de drogas, na manhã desta terça-feira (9). Com base, principalmente, em Campo Grande e Ponta Porã, o grupo era responsável por abastecer outros estados brasileiros, sendo a BR-163 a rota principal para o transporte.
Denominada “Rota 163”, a operação deflagrada hoje cumpre dois mandados de busca e apreensão, um de prisão, além do sequestro de bens e valores. As duas cidades que serviam de base para o grupo foram alvo dos mandados expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de Guaíra/PR.
Segundo a PF, as atividades foram descobertas há um ano, quando duas mulheres foram presas por transportar cerca de 30 kg de pasta-base de cocaína.
Investigações apontam que o grupo pegava a droga no Paraguai e, por meio de Mato Grosso do Sul, distribuíam os entorpecentes para estados como o Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás.
Os policiais levantaram que o grupo utilizava uma rede de transportadores, fornecedores e compradores para atender a demanda.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão.
As investigações continuam a fim de que todos os integrantes do grupo criminoso sejam identificados.