Nos três primeiros dias do ano a instituição já registrou quase 300 atendimentos
A exemplo do volume de trabalho realizado em 2023, o Ministério Publico de Mato Grosso do Sul (MPMS) iniciou o atual exercício com a mesma expectativa de desempenho. Só nos primeiros três dias úteis deste ano a instituição acolheu 299 feitos, sendo 255 manifestações de 1º Grau, duas ações ajuizadas e 42 denúncias oferecidas.
Quando encerrou o período de trabalho em 2023, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Benites Lacerda, fez elogios especiais à dedicação e à capacidade dos servidores, reconheceu a importância das parcerias institucionais e destacou a presença da sociedade nas atividades do MP. Em 2024, o MP vai completar seu 45º aniversário de existência.
GRANDEZA
Os números atestam a grandeza da produção no ano passado. Com atuação nas áreas do consumidor,patrimônio público, direitos humanos, combate ao feminicídio e violência doméstica, educação e repressão ao crime organizado em 20 operações desencadeadas pelo Gaeco, o MPMS ajuizou 3.479 ações. Foram oferecidas ainda mais de 28 mil denúncias, 413.105 manifestações em 1º grau, 27.218 em 2º grau e mais de 300 recursos interpostos no STJ e STF.
São números que refletem quantidade e qualidade no desempenho dos serviços prestados pelo MPMS, justificando o reconhecimentos de instituições nacionais. A instituição é considerada um modelo de gestão. Não por acaso, fechou o ano com três 3 premiações e duas menções honrosas no Prêmio Judiciário Exponencial, um prêmio e uma menção honrosa no Prêmio do Conselho Nacional de Justiça e quatro no Conselho Nacional do Ministério Público.