Investimento do governo será referência em educação, museologia e avivamento ambiental
Com 450 m² quadrados construídos e projetado para ser um espaço de referência em educação, museologia, turismo e consciência ambiental, foi inaugurado quinta-feira (21) o MiBio (Museu Interativo da Biodiversidade do Pantanal). Instalado dentro do Bioparque Pantanal, a ampla estrutura tem 312 m² de projeção mapeada, 46 projetores, 56 computadores, 43 televisores e 500 pontos de interação.
A obra vinha sendo cogitada desde 2014 e se concretiza agora com a parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Na inauguração, o governador Eduardo Riedel (PSDB) disse ter ficado impressionado com o cuidado na escolha dos equipamentos. “É mais um orgulho para o Estado, um show de tecnologia e aprendizado, com interação e ferramenta para crianças e jovens”, elogiou.
Segundo Jaime Verruck, da Semadesc, os detalhes do projeto indicam o compromisso da gestão com a sustentabilidade. O museu é um espaço tecnológico que, em síntese, apresentará o tema da Biodiversidade desde a sua formação na terra. O novo equipamento oferece uma aula de Ciências e reforça o apelo turístico da cidade.
Um rico e belo conteúdo científico ligado à biodiversidade está nos ambientes do museu. Trata-se de um material que compõe o trabalho de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa em Mato Grosso do Sul, que pertencem ao grupo Biota MS – programa estadual de ciência, tecnologia e inovação. Grande parte da captação das imagens exibidas nas telas interativas são de autoria do cineasta sul-mato-grossense Mauricio Copetti.