Espaço no bairro José Tavares já foi medido, dividido e está recebendo os últimos retoques em infraestrutura básica para a chegada
As primeiras 39 famílias retiradas da região da Favela do Mandela, em Campo Grande, após incêndio destruir barracos, há três semanas, serão realocadas a partir da próxima quarta-feira (13). O terreno onde casas serão construídas pela prefeitura, no bairro José Tavares, está em fase final de preparação e as obras começam na segunda (11).
“No local, já foi feita medição, já tem água e a Energisa está em processo conclusão da implementação”, garante a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP).
Ao todo, 187 moradias serão construídas pela prefeitura, em cinco diferentes regiões da cidade. Além da já citada, Jardim Talismã e Iguatemi I e II, são regiões já definidas. Um levantamento é preparado pelo município para a escolha de um quinto local.
Ainda segundo Adriane, prazos para realocação das demais famílias devem ser definidos de forma escalonada, até o fim da semana que vem. Todas as casas devem ser concluídas em até um ano.
Como as famílias ficam até lá?
Conforme a prefeita, as 39 famílias que serão levadas para o bairro José Tavares, semana que vem, vão poder ficar em abrigos, até a conclusão das obras.
“Até que as casas sejam construídas, as equipes da prefeitura continuarão dando suporte. Abrigos próximos estarão abertos para comunidade, estamos encerrando ano levito, as escolas estarão abertas para receber essas famílias e quem não quiser ir para abrigo, vai acompanhar o processo de construção das casas”, destaca Adriane.
Pagamento
Pelas moradias, as famílias vão pagar cerca de 10% do valor do salário mínimo, durante 30 anos.