Líder de pesquisas, ex-deputado deixa o PP e já coleciona apoios para pré-candidatura a prefeito
Até possíveis concorrentes – entre os quais o deputado estadual Zé Teixeira – já perfilam entre apoiadores à pré-candidatura de Marçal Filho. A razão: o ex-deputado estadual douradense confirmou que se desfilia do PP para assinar a ficha do PSDB e vai concorrer à Prefeitura de Dourados.
Esta seria uma das aquisições mais importantes dos tucanos de Mato Grosso do Sul às vésperas do ano das eleições municipais. Segundo maior colégio eleitoral do Estado, Dourados ainda é um dos principais tabus na galeria hegemônica do PSDB, juntamente com Campo Grande, Paranaíba e outras cidades.
Argumenta-se que Marçal encontrou portas fechadas no PP, embora lidere diversas pesquisas de intenção de voto. Ele supera nomes de ponta na política local, entre os quais o prefeito Alan Guedes e o vice-governador José Carlos Barbosinha (PP) e os correligionários tucanos Zé Teixeira, Geraldo Resende e Lia Nogueira.
NOVAS LIDERANÇAS
O presidente do Diretório Regional do PSDB, Reinaldo Azambuja, e o coordenador político e tesoureiro Sérgio de Paula, vêm trabalhando com afinco para atrair novas lideranças e tornar o partido mais competitivo para as disputas sucessórias de 2024. É um processo, segundo os dirigentes, não invasivo e de respeito às legítimas ambições dos partidos aliados.
Antes de anunciar sua desfiliação Marçal conversou com a senadora Tereza Cristina, interlocutora estadual do PP, a quem comunicou sua saída. Por sua vez, Zé Teixeira – um dos condutores da nova adesão – já antecipou que vai retirar sua pré-candidatura em favor de Marçal. Semelhante decisão pode ou deve ser tomada por Geraldo Resende e Lia Nogueira.