O Acordo de Livre Comércio Mercosul-União Europeia também foi discutido, com o senador Cardic expressando seu apoio
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi procurado pelo senador Olivier Cardic, vice-presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Forças Armadas da França, na tarde de segunda-feira, no Senado Federal. Cardic, que também preside a Associação das Escolas Francesas no Exterior, está no Brasil para uma conferência alinhada ao objetivo do presidente Emmanuel Macron de ampliar o número de escolas até 2030, com foco especial no Mato Grosso do Sul.
Durante a conversa, o foco também se voltou ao Mercosul. O senador Nelsinho Trad preside a Representação do Brasil no Parlamento do bloco, o Parlasul. Ao ser perguntado sobre a vitória de Javier Milei nas eleições argentinas, Trad respondeu que “o povo argentino fez sua escolha presidencial e essa decisão deve ser respeitada. Certamente, o diálogo do Parlasul continuará pautado pelo respeito às divergências em busca de soluções comuns, visando ao desenvolvimento da América do Sul”.
O Acordo de Livre Comércio Mercosul-União Europeia também foi discutido, com o senador Cardic expressando seu apoio. “Minha visão é de que o acordo é muito importante porque traz liberdade aos negócios, valioso aos dois países pela facilidade de trocas”, afirmou o parlamentar francês. “Todo mundo (do Parlasul) quer que saia esse acordo logo”, rebateu Trad. Em resposta, Olivier explicou que “os números são todos favoráveis para que a França atenda, é muito positivo para toda a França, mas os parlamentares eleitos pelo interior sofrem pressão dos produtores rurais”.
Ao final da reunião, o senador Nelsinho Trad convidou parlamentares franceses para uma sessão do Parlasul no Uruguai para aproximar e fortalecer esse diálogo pela consolidação do acordo.
Cooperação pela segurança
Durante o encontro desta segunda, o senador francês Olivier Cardic também pediu a percepção de Trad sobre o combate ao tráfico de drogas entre países, questionou o colega brasileiro sobre estratégias eficazes.
O Senador Nelsinho Trad respondeu que “O Brasil possui um programa robusto denominado SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), totalmente informatizado. É um dos maiores projetos de vigilância de fronteiras em implantação no planeta, que pretende cobrir 16.886 quilômetros de fronteira com dez países vizinhos”.