Policiais apreenderam várias placas veiculares sem gravação, arames, adesivos, tarjetas de identificação
José de Lourdes Ribeiro, mecânico conhecido como “Zé das placas”, de 59 anos, preso ao ser flagrado confeccionando placas ilegais na oficina que funciona na Vila Nossa Senhora das Graças, em Campo Grande, conseguiu liberdade provisória após audiência de custódia sob fiança ao pagar um valor equivalente a dez salários mínimos nesta quarta-feira (22). A prisão dele foi realizada na segunda-feira (20).
O Ministério Público já tinha frisado a hipótese de aplicação de medidas cautelares e no arbitramento da fiança. A defesa do acusado também havia pedido a liberdade provisória. No entendimento da justiça, o acusado possui bons antecedentes, é réu primário, além de possuir residência fixa e trabalho lícito, o que facilitou para receber a liberdade por meio de fiança.
Segundo boletim de ocorrência, o mecânico já era investigado pela Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos). A equipe apurou que criminosos responsáveis por furtar e roubar veículos estariam usando placas falsas para transformá-los em “regulares”. Ao todo, foram quatro meses de investigação para identificar o responsável por fabricar esses sinais identificadores.
Os agentes da polícia estiveram no local e foram recebidos por “Zé”, que afirmou trabalhar com reparos de placas. Contudo, não tinha autorização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
Conforme divulgado pela polícia, durante a investigação, apurou-se que criminosos responsáveis por furtar e roubar veículos adulteravam os seus sinais identificadores, transformando-os em clones de veículos regulares.
Para isso, utilizavam-se de placas falsas sobre as quais não pesava a restrição de roubo e furto, facilitando, assim, a revenda dos veículos como se fossem regulares.
Durante a ação foi apreendida grande quantidade de placas veiculares sem gravação, arames, adesivos, tarjetas de identificação e diversos outros petrechos para a fabricação de placas.