O temporal que causou destruição na cidade aconteceu no dia 2 de novembro; casas foram danificadas em vários bairros; desde então a prefeitura atua para auxiliar as famílias
O Governo de Mato Grosso do Sul decretou nessa segunda-feira (13) situação de emergência no município de Eldorado – a 427 quilômetros de Campo Grande. O motivo foi uma chuva de granizo que caiu na cidade no dia 2 de novembro e causou destruição em vários bairros. Segundo a prefeitura, casas ficaram danificadas durante o temporal.
A chuva do dia 2 veio acompanhada de ventos forte e pedras de gelo do tamanho de “ovos”. O resultado foi casas destalhadas e destruição em várias regiões, inclusive rurais. No mesmo dia, a Defesa Civil do município começou o levantamento dos estragos.
Para ajudar no socorro as famílias, a Câmara Municipal adiantou a devolução de R$ 100 mil dos recursos repassados pela prefeitura, mas ainda assim, não foi o suficiente. O município então decretou a situação de mergência.
Ainda assim, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil foi a cidade e emitiu um parecer técnico sobre a necessidade do decreto a nível estadual e por isso, o governador Eduardo Riedel assinou a ordem.
Por 90 dias, um força-tarefa será montada para recuperar Eldorado. Nesse tempo, não é necessária a abertura de licitação para obras que sejam concluídas no prazo de um ano. As equipes também podem entrar em casas para prestar socorro, determinar evacuação e até usar propriedades privadas se houver perigo.
O decreto de situação de emergência é do dia 10 de novembro, mas passa a valer nesta segunda-feira (13).