Décio Coutinho, superintendente da Setescc: “Os municípios estão sendo bastante propositivos”
Com um publico vibrante e participativo que foi ao espaço de eventos do Marruá Hotel, em Bonito, na segunda-feira, 07, a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) realizou mais um Encontro Regional de Economia Criativa. Representantes dos mais diversos setores da economia e do empreendedorismo atenderam ao chamado para debater ideias e soluções que constarão do Primeiro Plano Estadual de Economia Criativa.
Décio Coutinho, superintendente de Economia Criativa da Setescc, destacou a qualidade da contribuição coletiva e democrática dos munícipes e manifestou sua satisfação pelo grau de consciência e de comprometimento que encontra nas comunidades que percorreu até agora com o programa. Ele destaca a prioridade que é dada à iniciativa pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) e o secretário Marcelo Miranda, da Setescc, além da presença de parceiros importantes, como o Sebrae, Sesc, Sesi e as prefeituras.
A economia criativa, segundo Coutinho, é a junção de três elementos: cultura, tecnologia e economia. “Esta combinação é baseada na criatividade, do talento humano”, define. Desde que foi criada, no primeiro semestre do ano, a superintendência trabalha para fomentar a potencialidade do setor, discutindo as potencialidades, vocações e dificuldades de cada região, para alinhar soluções que resultem em amplos avanços sociais e econômicos, além de focalizar as iniciativas sustentáveis.
O otimismo, a positividade e a força participativa de Bonito repetem o ambiente que Coutinho viveu nos encontros anteriores e reforça a certeza de semelhante cenário nas próximas agendas. Para cobrir os 79 municípios, foram programados oito encontros regionais no Oeste, Sul, Fronteira, Norte, Centro, Oeste e Costa Leste. Encerrada a fase de propostas regionais, será realizado o Encontro Estadual em Campo Grande, dia 05 de dezembro. Nele será formalizada a proposta do Plano Estadual, para envio do projeto de lei à Assembleia Legislativa.