‘Mãos e Obras’, da Águas Guariroba, capacita homens e mulheres das sete regiões da Capital
Movimentar vidas através do saneamento, da educação e da geração de renda é compromisso da Águas Guariroba em Campo Grande. Por isso, a concessionária lançou, nesta segunda-feira (6), a primeira edição do Projeto Mãos e Obras. A iniciativa vai capacitar mulheres e homens dos bairros Los Angeles e Nova Lima no curso de ‘Fundamentos de Reparos Residenciais’, ministrado por professores do Senai.
A primeira turma começa com 40 alunos, metade homens e outra metade mulheres, sendo 20 em cada bairro. No Nova Lima as aulas acontecem no Parque Tarsila do Amaral e no Los Angeles no espaço do Profitec. O curso tem programação de 60 horas/aula e acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 18h.
Zé Maria, morador da região do Nova Lima, destaca que oportunidades como essa são raras e devem ser abraçadas. “Para mim, é uma oportunidade única. Eu estou com 63 anos e este curso vem no momento correto, exclusivo para nós ali do bairro”, comenta.
De acordo com Bia Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas, a meta é capacitar cerca de 200 pessoas nas sete regiões da Capital até o final de 2024.
“É uma oportunidade de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho fomentando a geração de renda e o empreendedorismo, e o Senai foi a instituição escolhida porque sabemos do know-how que ela tem para poder capacitar esses alunos”, destacou Bia.
Para a artesã Alessandra Moura Vicente, moradora do Los Angeles, o programa é a chance de expandir seus horizontes para novos conhecimentos. Ela participou de outra ação de geração de renda da Águas Guariroba no bairro: o projeto “Bolha de Sabão”, que ensina a produzir sabão utilizando óleo de cozinha usado. “Nunca tive a oportunidade de fazer um curso assim, apesar da idade. Nunca pude trabalhar, sempre fui dona de casa, morei em fazenda, nunca tive a oportunidade”, explica.
“É uma parceria muito importante que mostra o olhar, tanto da empresa quanto do Senai para essa parte social. Então, o Mãos e Obras literalmente foi construído a várias mãos e hoje leva o Senai para dentro do bairro, capacitando a mão de obra que pode se reverter não só para uma renda quanto a empregabilidade do setor”, ressalta Plínio Gratão, Gerente de Gestão e Negócios da Faculdade Senai da Construção. “O curso é focado em reparos residenciais. O aluno vê todo o contexto de obra, entra em normas pertinentes à área e os reparos que eu posso fazer em determinada situação. Então, ele simula o que ocorre na vida real, no canteiro de obra ou dentro de uma própria residência”, conclui Gratão.