Luca Montenegro Sauer estava na Palestina em um congresso internacional
Depois de 4 dias de incerteza sobre como seria o retorno para casa o estudante sul-mato-grossense, Luca Montenegro Sauer, de 20 anos, enfim, conseguiu deixar a região de conflito, na palestina, nesta terça-feira (10). Luca estava na Cisjordânia e segundo a família, conseguiu embarcar em um voo comercial rumo a Dubai. Nos próximos dias ele deve retornar ao Brasil.
Natural de Mato Grosso do Sul, Luca estuda História na UFF (Universidade Federal Fluminense), no Rio de Janeiro e estava na Cisjordânia – território comandado por Israel – para participar de um congresso acadêmico. O estudante é filho do superintendente de inteligência de dados da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais) de MS, Leandro Sauer.
A viagem corria bem até no último sábado (7), Israel foi surpreendida pelos ataques do Hamas. Mais de 5 mil foguetes foram disparados na região. Centenas de homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país e desde então o pais está sobre constante ataque.
Nesta terça-feira (10), o primeiro voo com brasileiros resgatados pela FAB (Força Aérea Brasileira) nas áreas de conflito em Israel decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv. Segundo o MRE (Ministério das Relações Exteriores), a aeronave KC-30, levantou voo com 211 passageiros.