Primeira grande intervenção no local dos últimos 16 anos vai custar de R$ 1,2 milhão
A prefeitura de Campo Grande (MS) publicou, em Diário Oficial, o extrato de contrato com a nova empresa que vai revitalizar a Lagoa Itatiaia, no Bairro Tiradentes, considerado um dos cartões postais da cidade. O valor do contrato celebrado com a empresa MRL Comércio de Materiais Elétricos e Serviços EIRELI Ltda é de R$ 1,2 milhão.
Conforme o extrato divulgado nesta quinta-feira, dia 5 de Outubro, a empresa fará a “execução da modernização, ampliação e recuperação do espaço esportivo da Lagoa Itatiaia no Bairro Tiradentes, em Campo Grande-MS, de acordo com as especificações do Edital de Concorrência n. 020/2022.”
O prazo para execução dos serviços será de até 240 dias consecutivos, contados a partir do recebimento pela contratada da ordem de execução dos serviços, emitida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Sisep.
Intervenção
Será a primeira grande intervenção nos últimos 15 anos nesta área que desde 1995 é de interesse ambiental do município, conforme estabelece a Lei Complementar 05. O projeto prevê o calçamento com piso de 62 mil metros quadrados de trilhas, que os visitantes utilizam para ter acesso à academia da 3ª idade e à pista de caminhada de 1.360 metros.
A obra inclui ainda uma área de convivência, com playground e fontes interativas. Está programada a construção de um palco para pequenos performances artísticas, aulas de educação ambiental, cercado por bancos rústicos feitos de eucalipto.
A estrutura da atividade física será ampliada com uma estação de ginásticas; está prevista a construção de 12 mesas para jogos (domino, xadrez, carta); reforço da iluminação e um container com banheiro e sala para administração.
Ecossistema
Circundada por um rico ecossistema que ocupa 9 hectares no Bairro Tiradentes, região urbana do Bandeira, a Lagoa Itatiaia concentra 221 diferentes espécies vegetais (65 nativas), entre plantas terrestres, semiaquáticas e aquáticas, além de uma fauna com peixes, insetos moluscos e aves. Tem uma lâmina d’agua de um metro de profundidade.
O cenário é “decorado” pela escultura de concreto armado, com 5 metros de comprimento por 2 metros de altura, obra do artista plástico Pedro Guilherme Garcia Goes, conhecido por exposições e intervenções urbanas em Campo Grande.
A lagoa é uma depressão natural do relevo, onde havia nascentes que foram soterradas quando ocorreu o loteamento da região, na década de 1980. Atualmente é abastecida pela água da chuva com períodos de cheias e vazantes.