Jaime Verruck: “Em quatro ou cinco horas o microempresário pode ter seu negócio aprovado”
Dos 27 estados e o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul tem o quinto melhor desempenho no incentivo à abertura de micro e pequenas empresas. O resultado é do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças e refere-se ao segundo trimestre do ano, conforme relatório da Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo.
O Governo de Mato Grosso do Sul quer continuar facilitando a vida do setor da economia que mais gera empregos e pretende estender a Lei da Liberdade Econômica para mais municípios. “Estar entre os cinco estados que mais simplificam o registro microempresarial é resultado da resolutiva política publica do governo”, afirma Jaime Verruck, titular da Semadesc, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Verruck explica que por meio da Junta Digital, agora os empresários conseguem abrir seu negócio em um curto período de tempo. “Em quatro ou cinco horas, dependendo do tipo do negócio, o empreendedor pode ter seus alvarás aprovados pelas prefeituras para trabalhar como micro e pequenos empresários, em atividades de baixo risco”, exemplifica.
Ao todo, são 612 atividades econômicas dispensadas da necessidade de alvarás e licenças para abertura e funcionamento em 313 mil empresas. É o maior volume do Centro-Oeste. Em primeiro lugar está o Rio Grande do Sul, com 770 atividades, seguido pelo Piauí (745), Minas Gerais (701) e Espírito Santo (620). No Estado, 12 municípios regulamentaram a Lei da Liberdade Econômica, representando 14% do total de empresas.