Riedel e diretoria da estatal conferem resultados e confirmam planilha de investimentos em universalização
O governador Eduardo Riedel (PSDB) dedicou boa parte da quarta-feira, 13, para conversar com a diretoria da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). Na pauta, o andamento dos programas, entre os quais a universalização do abastecimento e a modernização de serviços, além de conferir os setores específicos em que o governo está investindo e vai investir até 2026.
Segundo Riedel, trata-se de uma avaliação das estratégias relativas ao cumprimento da meta de universalização do saneamento básico até 2031, dois anos antes do marco regulatório. Participaram da reunião o vice-governador José Carlos Barbosinha, o presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e os diretores Leopoldo Godoy (Engenharia e Meio Ambiente), Marcia Helena Santana (Administração e Finanças) e Madson Roberto Valente (Comercial e de Operações).
De acordo com Marcílio, a meta de acesso a água já foi alcançada e a previsão é cobrir com coleta e tratamento de esgoto, dentro de oito anos, todos os domicílios nos 68 municípios atendidos pela Sanesul. “A área de esgotamento sanitário já chega a 61,75% desses municípios. Em relação ao sistema de água, a cobertura chega a 100%”, informou. “Além de levar a água tratada, temos outra tarefa essencial: é garantir saneamento básico. É qualidade de vida, reflete diretamente na saúde do povo”, frisou Riedel.
Godoy explicou que foi apresentada a situação atual da Sanesul em relação aos investimentos, operações e o andamento do contrato de PPP (Parceria Público-Privada). “O Estado cresce e precisamos manter os investimentos”, afirmou. O Governo do Estado trabalha para antecipar o marco legal do saneamento básico, que dá prazo até 2033 para garantir que 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.
Com investimentos de R$ 47,2 milhões, na atual gestão, a Sanesul garante a manutenção da universalização e segurança hídrica no Estado com serviços que incluem construção, ampliação, melhorias e reabilitação de ETAs (Estações de Tratamento de Água).