Foram capturadas mais de duas horas de imagens da área, que serão analisadas pelo grupo envolvido
A Polícia Militar Ambiental de Bonito/MS e a Coordenaria Geral de Policiamento Aéreo – CGPA realizaram sobrevoo com helicóptero na bacia do Rio Formoso visando identificar às possíveis causas do turvamento das águas do principal rio cênico da região.
A equipe foi acompanhada pela Secretária Municipal do Meio Ambiente de Bonito e um membro da SEMA/Bonito, pelo responsável da unidade do IMASUL do município e por um membro da Fundação Neotropica.
O Comandante da PMA de Bonito ressaltou que a utilização da aeronave (helicóptero) para percorrer toda extensão do Rio Formoso e seus afluentes, assim como o banhado que o circunda e protege, foi de crucial importância, pois permitiu visão panorâmica da área e de seu entorno em curto espaço de tempo, demonstrando com clareza a condição da região e sua dinâmica.
O sobrevoo também possibilitou a captura de mais de duas horas de imagens da região, que serão analisadas minuciosamente por grupo de estudo integrado pelos órgãos que participaram da vistoria e que darão continuidade aos trabalhos. Foi possível contatar que a grande área do banhado do formoso, assim como as regiões que margeiam o rio, são de evidente sensibilidade ambiental, o que exige limitação e controle rígido das atividades antrópicas.
Os levantamentos produzidos nesta oportunidade, ainda exigirão a realização de vistorias complementares via terrestre, especificamente nos pontos de destaque catalogados pela equipe, os quais carecem de especial atenção, e que serão realizadas o mais breve possível.