Serão R$ 7 milhões em programas para indígenas, quilombolas e e áreas de fragilidade social
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), dá sequência à política de investimentos inclusivos e garantiu, inicialmente, R$ 7 milhões para ações e programas em projetos esportivos de fomento a clubes e associações de pequeno porte. O secretário Marcelo Miranda explicou que o investimento vai envolver áreas e segmentos de pouca visibilidade ou em situação de risco social.
Miranda salientou que serão implementadas linhas de financiamentos destinados a famílias, comunidades e grupos como os povos indígenas e originários, quilombolas e pessoas fragilizadas em locais ou situações de vulnerabilidade. “Vamos priorizar projetos esportivos de pequeno porte e também os de alto rendimento. O esporte é um dos instrumentos de maior eficácia no processo de inclusão, de afirmação da cidadania”, frisou.
CULTURA
Para Marcelo Miranda, a cultura tem força semelhante à do esporte na abertura de oportunidades de inclusão social e econômica. Ele destaca o grande apelo popular em eventos como o recém-realizado Festival de Inverno de Bonito e prevê igual êxito na próxima atração do gênero, o Festival América do Sul, em Corumbá.
Sobre o FestinBonito o secretário exultou com a resposta para todas as expectativas, citando que a previsão de atrair um publico de até 80 mil pessoas foi superada. “Ficamos próximos das 100 mil, até porque foram feitas algumas inovações. Além de acrescentar mais um dia no programa, tivemos shows específicos para o publico infantil, lazer, skate, pinturas e brincadeiras. E não faltaram a dança, o teatro, a literatura e muito mais”.