André Varíssimo Cardoso e Érico Veríssimo da Rocha morrem em etapa do Circuito Brasileiro disputada no Paraná no último domingo
Um acidente fatal marcou a quarta etapa do Circuito Brasileiro de MotoGP. No último domingo, em prova disputada em Cascavel, André Veríssimo Cardoso, de 42 anos, foi atropelado por Érico Veríssimo da Rocha, 38 anos, e ambos não resistiram aos ferimentos do acidente e morreram.
As imagens são fortes. A prova parou e ambos foram socorridos, antes de serem levados para o hospital da cidade. Érico morreu assim que chegou. André Cardoso, que foi atropelado, veio a óbito horas mais tarde. As informações foram confirmadas pela assessoria da entidade de MotoGP. Eles disputavam a 4ª Etapa da Moto1000GP, no Autódromo Zilmar Beux.
Apesar do mesmo sobrenome, os dois pilotos não eram parentes. Érico Veríssimo da Rocha era de Olinda, no Pernambuco, e nunca escondeu sua relação com as motos e a velocidade. Nas redes sociais, o piloto tinha poucas fotos e vídeos e todos eram sobre as etapas que disputava. Na atual temporada, o piloto era o sétimo colocado após três etapas concluídas da Moto1000GP e buscava sua primeira vitória no ano. Érico tinha um filho, de cinco anos.
André Veríssimo Cardoso morreu aos 42 anos. Nascido na cidade de São Paulo, o piloto competia na motovelocidade desde 2011. Antes de chegar na Moto1000GP, André passou e foi campeão de outras categorias, como 600cc Pro e 1000cc Evo da SuperBike Brasil. Como começou sua carreira profissional mais tarde do que o habitual, Cardoso trabalhou profissionalmente como publicitário alguns anos antes de migrar para o esporte. André ficou um pouco conhecido, principalmente nas redes sociais, em 2020 quando perdeu uma etapa por ter comemorado a vitória antes de cruzar a linha de chegada. O piloto foi ultrapassado por um rival momentos antes do fim.
Confira o comunicado oficial da Moto 1000 GP
“Carreras são carreras”, dizia Fangio. Sob o sentimento de alegria da vitória e da dor perante o impostor sombrio da tragédia, que é imponderável do esporte motor.
Foi assim na etapa de Cascavel da Moto1000GP, em que o autódromo se vestiu de belo com o sol e a multidão que o lotou, que chorou com a tragédia que nos levou Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso. Tragédia essa que escureceu o brilho do espetáculo.
Tristeza…é o único sentimento que nos domina neste momento.
Família Moto1000GP.