Com Programa “Mais Que Energia” salto no projeto de expansão passa de 54 para 434 municípios
Prefeitos de 35 municípios de Mato Grosso do Sul foram convidados para o lançamento do Programa “Mais Que Energia”, na próxima sexta-feira, 18, em Foz do Iguaçu (PR). A iniciativa é da Itaipu Binacional, que consolida um projeto para ampliação da área de abrangência da usina. Os trabalhos de caráter socioambientais passarão de 54 municípios para 434, dos quais 399 no paraná.
O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, assinala que a grandeza de Itaipu oferece grandes possibilidades de contribuição com o desenvolvimento social e sustentável de seu território de atuação. Ele explica que a expansão da área de influência da usina está diretamente relacionada à vida útil do lago de Itaipu.
“Por meio de análises técnicas, a gestão percebeu que diversas bacias hidrográficas dos territórios paranaense e sul-mato-grossense têm impacto no assoreamento dos afluentes ao Rio Paraná e, consequentemente, sobre o reservatório. Por isso decidiu-se ampliar a área”, explica Verri.
Inicialmente, os trabalhos de cunho socioambiental alcançavam os 16 municípios lindeiros ao reservatório da Itaipu no eParaná. Com a mudança da missão empresarial em 2003, esse número passou para 29 municípios, incorporando os preceitos de planejamento por bacia hidrográfica, com a participação da comunidade. Em 2018, houve a expansão da área de atuação para a região oeste paranaense e regiões de Mato Grosso do Sul, atuando no que se denomina “área de contribuição hídrica incremental ao Reservatório”.