Presidente da Alems destaca temas importantes, como a prevenção e combate ao tráfico de pessoas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) fecha hoje (segunda-feira, 31) seu recesso parlamentar de meio de ano e na terça-feira, 1º, retoma as atividades regimentais. O presidente da instituição, deputado estadual Gerson Claro (PP), salienta que todos os parlamentares – são 24 – estão de ânimo renovado e dispostos a dar o melhor de si em defesa dos interesses do Estado.
Segundo o presidente, mesmo em gozo de um direito previsto em lei, os deputados não deixam de trabalhar durante o recesso. Ele explica que a atividade política é dinâmica e reclama atuação permanente. Portanto, não há interrupção de trabalho, a não ser a suspensão temporária das atividades regimentais, como as sessões de plenário, as reuniões das comissões e as audiências publicas.
TRÁFICO – A abordagem de Gerson sobre o caráter permanente da atividade política dos deputados pode ser conferida nas agendas que todos cumprem durante o recesso. Além do contato com as bases e outros eventos, participam de agendas como o que levou o próprio presidente da Alems ao Ministério Publico Estadual no dia 28, para debater com várias autoridades a prevenção e o combate ao tráfico de pessoas.
O tema inspirou a Campanha “Coração Azul”, lançada em março de 2009, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou o 30 de julho como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Em Mato Grosso do Sul a causa ganhou grande repercussão e engajamento, sobretudo a partir de sua oficialização em âmbito estadual, por meio de lei apresentada pelo deputado Gerson Claro.