Começa nesta quarta-feira (5) e segue até domingo (9) a 7ª edição da Feira Literária de Bonito (FLIB). A programação inclui oficinas, palestras, apresentações culturais, shows musicais com artistas locais e nacionais e, claro, exposições literárias.
A FLIB é uma realização do Instituto Visão de Vida, com a parceria do Ministério da Cultura (emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet), Governo do Estado e prefeitura de Bonito.
O palco do evento é a Praça da Liberdade. A abertura oficial está prevista para as 17h30, logo após o cortejo, que será realizado pela Banda Municipal, acompanhada das crianças do Instituto Internacional Visão de Vida, escolas municipais, Garoto Cidadão e Zeca do Trombone.
Shows nacionais
Também classificada como um evento que potencializa maior fluxo turístico na Capital do Ecoturismo do Brasil – um dos roteiros principais da Rota Pantanal Bonito -, esta edição da FLIB reserva ao público uma programação paralela com shows gratuitos no palco principal da Praça da Liberdade.
No dia 5, se apresentam Kalu, Mulheres de Quinta e Geraldo Azevedo; no dia 6, Bro MC’s e Maria Alice; dia 7, Slam Plural e Mel Duarte; dia 8, Erika Espindola e Toni Guarrido: e dia 9, Máquina do Seu Antônio e Canta Bonito.
Literatura e natureza
Desde as primeiras edições, a FLIB tem buscado ressaltar que a leitura literária apresenta a leitores e leitoras uma relação respeitosa com seu entorno, na medida em que os/as torna mais sensíveis e crítico(a)s frente à aventura humana. Narrada ou experimentada, a literatura é uma fonte ética e estética indiscutível das relações com o outro e com nosso território.
A 7ª FLIBonito terá como eixo principal a relação Literatura e natureza, que permeou as propostas anteriores, dada a urgência de se pensar qual história da vida humana pretendemos contar para nós mesmos e para as gerações futuras.
Para efetivação dessas propostas, foram convidados escritores e escritoras nacionais e locais para apresentar ao público romances, poemas e ensaios que tratem da questão do ponto de vista literário, mas não apenas dele.
Pós-pandemia
Também acontecerão mesas de discussão e oficinas de criação e de formação de leitores, para professores, estudantes e público interessado, espetáculos de teatro e música.
Assim como na última edição, em 2021, será dada especial atenção ao público infanto-juvenil e seus professores e professoras que experimentaram as dificuldades do processo de ensino/aprendizagem durante a pandemia.