Ministério Publico e Gaeco apertam o cerco a André Patrola, aliados da política e de farras
Com ramificações em prefeituras municipais, como as de Campo Grande e Corumbá, o empresário André Luiz dos Santos, André Patrola, montou um esquema ardiloso para capturar licitações. E usou nesta rede, direta e indiretamente, personagens de poder político ou gente anônima. Entre os poderosos, o ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD) e o prefeito Marcelo Iunes.
LARANJAL
No bloco dos anônimos, até um vendedor de queijos, Adir Paulino Fernandes, aparece nas investigações do Ministério Publico Estadual e nas intervenções do Gaeco (Grupo de Combate à Corrupção). Segundo as informações já divulgadas, Fernandes tem 65 anos, mora numa chácara em Terenos e afirma viver de uma rena média mensal de R$ 2,5 mil vendendo queijo fresco.
Contudo, ao investigar como Patrola desviava e esquentava recursos obtidos por meio de licitações fraudulentas, o MP verificou que um dos destinos do dinheiro era a empresa JR Comércio e Serviços, criada em 2011 e registrada em nome de um dono: Adir Paulino Fernandes. Dessa forma, o modesto comerciante de queijo tinha também outro negócio, muito mais rentável, no qual foram movimentados mais de R$ 224,5 milhões. seria mais um cítrico personagem do laranjal de Patrola.
Esta renda era garantida por desembolsos da prefeitura nos contratos de locação de máquinas pesadas, caminhões, equipamentos, fornecimento de combustível, alimentação e até motoristas. Tudo isso na administração de Marquinhos Trad, que se declarou amigo de Patrola e negou favorecê-lo nos contratos. A amizade, porém, era tão próxima que ambos foram elencados nas denúncias e investigações de abuso sexual que derrubaram a trajetória política do ex-prefeito.
Enquanto isso, a população questiona até quando as autoridades se darão ao jogo de paciência e de tolerância diante dos fatos, abastecido por robustas provas, conforme aponta o MPE. Muito dinheiro do contribuinte caiu nos descaminhos traçados por mãos criminosas e produziram grandes e milagrosas riquezas em espécie e patrimônio.