Foi cumprido um mandado de busca e apreensão determinado pela Justiça Federal, que autorizou também o bloqueio do suspeito de comandar o golpe
A Polícia Federal (PF) faz na manhã desta quinta-feira (15) a operação Finan, para desarticular um esquema de financiamento fraudulento de veículos em Campo Grande. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão determinado pela Justiça Federal, que autorizou também o bloqueio do suspeito de comandar o golpe.
Segundo a PF, o esquema utilizava documentos fraudados ou dados de terceiros (laranjas) para financiar veículos em bancos e instituições financeiras, com a clara intenção de não pagar as prestações previstas no contrato.
Como são crimes com potencial para avalar a estabilidade e a credibilidade do Sistema Financeiro Nacional, além de causar prejuízo ao patrimônio das instituições financeiras atingidas, esses crimes são de competência federal, sendo investigados pela PF e julgados pela Justiça Federal. A penalidade em caso de condenação para os envolvidos varia de dois a seis anos.