Semadesc e Imasul baixam ato que prevê queima controlada e melhora a defesa da vegetação
O Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) está entre as medidas mais eficazes para prevenir, controlar e impedir que áreas naturais de Mato Grosso do Sul, como o Pantanal e o Cerrado, sejam alvos sistemáticos das queimadas irregulares. Na segunda-feira (5), o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges, assinaram a Portaria 1.259, com os procedimentos para obtenção de Autorização Ambiental.
Verruck explica que a normativa disciplina e possibilita a queima controlada, uma técnica que evita o acúmulo de massa orgânica que, numa situação de descontrole, provoca incêndios de dimensões catastróficas. O Plano de Manejo contém decisões técnicas e ações disponíveis para evitar, preservar, controlar ou utilizar o fogo, considerando os aspectos ecológico e socialmente apropriados para manejar a queima de forma controlada e com menor impacto.
Após a assinatura da portaria, já foi entregue a primeira Autorização Ambiental, solicitada pela Caiman Agropecuária, empresa localizada na região do Pantanal. A empresa cumpriu todos os requisitos solicitados, entre os quais estar devidamente inscrita no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e foi autorizada a proceder a queima controlada. A licença tem validade até 2 de dezembro de 2023.