Pesquisa revela: prefeito lidera preferência eleitoral e ex-prefeito tem a maior rejeição
Com pouco mais de 21 mil habitantes e cerca de 18 mil eleitores, o município de Bonito sempre ofereceu disputas políticas acaloradas. E não deverá ser diferente em 2024, na sucessão do prefeito Josmail Rodrigues (PSB). E é ele, o prefeito, pré-candidato à reeleição, que lidera as intenções de voto, segundo apurou o Instituto Ranking Brasil Inteligência.
A pesquisa, contratada pelo site ‘Diário MS News’, mostra Josmail à frente, com quase o dobro da soma das intenções de votos dos eventuais concorrentes citados na consulta. Além disso, supera o ex-prefeito José Arthur (MDB). Figuram ainda no levantamento outros nomes destacados da cidade, como o Dr. Laércio e o jornalista Bosco Martins.
Foram ouvidas 500 pessoas de ambos os sexos, todas moradoras de Bonito, de 16 anos ou mais e com direito a voto, nos dias 25 e 26 deste mês. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima de 5%, para mais ou para menos. Na espontânea, Josmail tem 33% e os demais somam 16,5%. O segundo mais citado é José Arthur, com 5,3%. Dr. Laércio tem 4%, Bosco 3% e André Luiz 1%. Os demais não atingem 1% e a maioria (50,6%) não sabe ou não respondeu.
Josmail é empresário, foi vereador, vice-prefeito e prefeito interino, até ganhar a eleição em 2020. Na pesquisa Ranking, lidera também a estimulada, com folga ainda maior: 42,4%; enquanto José Arthur, o segundo, tem 8%; antes de Dr. Laércio (7,2%); Bosco (6%); André Luiz (2%); Professora Loiva (1,2%); e Décio Bigaton (1%). Não sabem ou não responderam 30,2%.
VICES
O Ranking Brasil aferiu a preferência dos bonitenses para a vice-prefeitura. O nome mais citado foi o de Bosco Martins: 8,4%. Ele bate neste quesito Izabel do Zé Arthur (4%), Professora Loiva (3,2%), Juca Igarapé (2,2%) e Luisa Lima (1,2%). Os demais não alcançaram 1%, ao passo que 77,6% não souberam ou não responderam.
AVALIAÇÕES
A liderança de Josmail pode ter entre seus fatores a opinião dos eleitores sobre a gestão da cidade: 60,2% a consideram ótima ou boa e apenas 13% a classificam de ruim, enquanto para 20,6% é regular. Não responderam ou não souberam 6,2%. Neste mesmo esquadro de julgamento popular, o governador Eduardo Riedel (PSDB) é contemplado por 41% dos bonitenses, que o conceituam de bom ou ótimo. Para 33,4% é regular e 18% ficam entre o ruim e o péssimo. Só 7,6% não responderam ou não souberam responder ao questionamento.
MAIOR REJEIÇÃO
Embora com posições relativamente interessantes na primeira pesquisa de intenções de voto para 2024, José Arthur (MDB), em segundo, e Laércio Miranda (PP), entre os três primeiros, disputam no “lado B” das preferências eleitorais o título da maior rejeição.
Este cenário é o que foi registrado pela pesquisa do Instituto Brasil Inteligência. Os entrevistadores perguntaram em quem os eleitores não votariam “de jeito nenhum”. A maioria (14%) citou Zé Arthur. Depois, em segundo, Dr. Laércio, com 12%. A seguir, Bosco Martins (8,4%); Décio Bigaton (6,2%); Professora Loiva, com 4,8%; e Luisa Lima, com 3,4%.
No ranking, a colocação de Zé Arthur desafia dois mandatos de prefeito (2005-12), mas reproduz os desgastes, com as condenações judiciais que cassaram seus direitos políticos temporariamente e o impediram de concorrer em 2020.
Bela-vistense, o médico traumatologista, ortopedista e clínico geral Laércio Miranda, o Dr. Laércio, foi candidato do Democratas nas eleições de 2020 e ficou em segundo lugar, perdendo para Josmail. Sua candidata a vice-prefeita foi a ex-primeira-dama Conceição Izabel de Figueiredo, esposa de Zé Arthur.