Um morador em situação de rua foi agredido com soco pelo guarda civil Emerson Teixeira Barbosa, no bairro Lar do Trabalhador, em Campo Grande, nessa terça-feira (11). O vídeo que mostra a agressão foi liberado nesta quarta-feira (12).
No vídeo é possível ver o morador em situação de rua, identificado apenas por Cauby, caminhando pela calçada. De repente, o guarda civil aparece em uma moto, para o veículo em frente a vítima e desfere um soco no rosto do morador em situação de rua.
O homem cai no chão desacordado e Emerson foge na motocicleta. Testemunhas confirmaram que a vítima é um morador em situação de rua e que fica pelas calçadas do bairro Lar do Trabalhador.
A vítima foi encontrada por moradores da região, que acionaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O homem foi encaminhado com traumatismo craniano para a Santa Casa de Campo Grande. O estado de saúde da vítima é grave.
O guarda civil foi encontrado pela Polícia Militar e levado para a delegacia. Em depoimento, confessou o crime e disse que o morador em situação de rua estava bêbado.
Emerson está afastado das funções há mais de um ano por condutas incompatíveis com o cargo, de acordo com a corporação. Outro Processo Administrativo Disciplinar (PAD) será aberto para apurar o crime cometido pelo guarda.
O caso foi registrado na 7ª Delegacia de Polícia Civil como lesão corporal dolosa e é investigado pela Polícia Civil.
GUARDA CIVIL
Por meio de nota, a assessoria da Guarda Civil Metropolitana disse que o servidor está afastado de suas funções há pelo menos um ano e responde a procedimentos administrativos. “A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social informa que o servidor em questão nunca realizou rondas nas ruas e não estava em serviço no momento do fato ocorrido. O mesmo deverá responder criminalmente pela acusação”.
Ainda conforme o texto, o boletim de ocorrência policial sobre o caso da agressão será anexado a um novo processo de sindicância, já que tal conduta é incompatível com a função desempenhada pelo servidor. Sobre o processo administrativo em andamento, no qual constam ocorrências de conduta em desfavor do servidor, aguarda decisão da Comissão Disciplinar para adoção de medidas.