De acordo com a secretaria municipal de Saúde (Sesau), a capital já está em epidemia da doença
Campo Grande tem sete bairros em altíssima incidência de dengue, segundo levantamento mais recente da secretaria municipal de Saúde (Sesau). Conforme a lista, os bairros em alerta são:
Caiobá;
Chácara dos Poderes;
Maria Ap. Pedrossian;
Noroeste;
Rita Vieira;
Tijuca;
Tiradentes.
Ao todo, até a última atualização, 4.414 casos foram notificados na capital. Segundo a própria Sesau, Campo Grande já enfrenta uma epidemia de dengue.
O último boletim epidemiológico também informa uma morte pela doenças e dois casos graves em tratamento. Em Campo Grande, a incidência está em 475 casos para cada 100 mil habitantes, segundo a pasta da Saúde.
Epidemia
A superintendente em vigilância da secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau), Veruska Lahdo, afirmou, nesta quarta-feira (29), que a capital está em epidemia de dengue. De acordo com informações obtidas pelo g1, a situação em Campo Grande ainda é considerada como controlada.
“Nossas unidades de saúde estão conseguindo absorver a demanda. Então não é uma situação de emergência de saúde pública. A gente fala epidemia por conta dos dados que passaram do limiar”, explica Veruska Lahdo.
Sintomas da dengue
Febre alta > 38°C
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Mal estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
“A maioria das pessoas tem a forma clássica da doença. Uma pequena porcentagem é que tem a forma grave, que pode levar à dengue hemorrágica”, explicou a infectologista Rosana Richtmann.
Segundo o Ministério da Saúde, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.