Conforme investigações da PF, Rodrigo Alvarenga está envolvido em tráfico internacional de mais de 17 toneladas de droga
Empresário paraguaio, identificado como Rodrigo Alvarenga Paredes, de 36 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira, 30 de março, apontado como envolvido em organização criminosa que transportava cocaína de Mato Grosso do Sul para a Europa. Ao todo, a quadrilha enviou mais de 17 toneladas de cocaína para o continente europeu.
Informações da PF apontam que a droga produzida na Bolívia era remetida para o Brasil por Rodrigo e ingressava no país por Ponta Porã/MS. Posteriormente, a cocaína era transportada em caminhões até o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e armazenada nas próprias empresas da organização criminosa ou em depósitos próximos aos portos de Rio Grande e Itajaí.
Rodrigo Alvarenga Paredes já havia sido processado nos Estados Unidos por lavagem de dinheiro. O homem é conhecido como empresário das áreas financeira e agrícola no Paraguai.
A prisão ocorreu no âmbito da operação Hinterland, que significou dois anos de investigação e 534 medidas judiciais, incluindo mandados de prisão, buscas e prisões, além de bloqueio de contas e apreensão de bens .
Operação Hinterland – A Operação teve início em março de 2021, a partir de informações recebidas pela Polícia Federal de que 316 quilos de cocaína haviam sido apreendidos na cidade de Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 2020, a partir do Porto de Rio Grande.
A operação internacional envolveu processos simultâneos no Brasil, Emirados Árabes Unidos e Paraguai.