Lula multiplicou a presença de lideranças do Estado em postos estratégicos
Não seria por falta de interlocução política ou de bons alicerces de representação que Mato Grosso do Sul ficaria, eventualmente, em segundo plano na cotação do Planalto. O Estado vem sendo prestigiado por Lula e obtendo do presidente a atenção que necessita para avançar suas demandas.
O atual presidente reforçou a dose que foi ministrada pelo antecessor, Jair Bolsonaro, ao colocar à frente do poderoso Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a hoje senadora Tereza Cristina. Com os olhos dirigidos ao futuro e antenado com as vocações econômicas e sociais espelhadas nos apelos pela integração dos blocos continentais, o presidente Lula multiplicou a presença de lideranças políticas e técnicas do Estado em postos estratégicos.
Duas ministras – Simone Tebet, do Planejamento, e Cida Gonçalves, das Mulheres – refletem a valorização do talento e da capacidade do povo que nasceu ou foi revelado em seus protagonismos no território guaicuru. Mas há outras peças nesta engrenagem federal que contribuem com os governos de Lula e do governador Eduardo Riedel. Para citar mais duas dessas presenças: a titular da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Rose Modesto, e o indígena Eloy Terena, que atua na Pasta dos povos originários.
Vale pontuar: tais escolhas e indicações não foram restritas ao partido de Lula, o PT, mas seguiram a lógica da coalizão, da unidade ampliada das forças dispostas a enterrar o desgoverno dos últimos quatro anos. E para completar o cenário, Mato Grosso do Sul tem ainda com Lula o esteio de parlamentares em posições privilegiadas: o coordenador da bancada federal, deputado Vander Loubet, amigo pessoal e correligionário do presidente, e o senador Nelsinho Trad, que mesmo adversário do petista integra colegiado importante para o Estado, a Comissão Temporária de Acompanhamento do Acordo de Associação Mercosul-União Europeia do Parlasul.
Nada valoriza mais a competência que o reconhecimento dos competentes.