Morreu na tarde desta quarta-feira (22), em Campo Grande, o empresário e benemérito, Benjamim Chaia, aos 82 anos no hospital Unimed, onde estava internado há mais de 20 dias para tratamento renal. Chaia era o proprietário da Auto Peças Rocket, uma das maiores empresas de autopeças do Estado. A trajetória de Benjamin Chaia começou aos 12 anos como aprendiz de mecânico, profissão que atuou por duas décadas antes de fundar a Auto Peças Rocket Ltda. Com muita dedicação e empenho, transformou sua empresa em um exemplo no setor de autopeças em todo o Estado.
Chaia não só se destacou como empresário de sucesso, mas também foi um líder comunitário relevante. Presidiu a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) por nove anos consecutivos, de 1996 a 2005. Atualmente, atuava como suplente da Diretoria da Sindivarejo (Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande). Sua liderança e visão empreendedora contribuíram para o progresso da cidade e para o fortalecimento do setor empresarial local.
Em 2011, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou Benjamim Chaia, com a Comenda do Mérito do Trabalho “Ministro Wilson Fadul”. Indicada pelo deputado Mauricio Picarelli, a honraria foi entregue a Chaia em reconhecimento a suas contribuições ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e pelo exemplo em ações comprovadas em benefício de seus funcionários.
Benjamim deixa três filhos. Ele era casado com Nelcy Chaia, que faleceu em 2022.