Foi das mais produtivas a articulação entre a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), a Federação da Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul), o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande, na realização da 15ª Dinâmica Agropecuária (Dinapec). A parceria fez desta exposição uma das mais importantes do gênero na história de Mato Grosso do Sul, com alcance nacional e internacional e repercutindo junto aos meios econômicos que investem no desenvolvimento sustentável em atividades como a pecuária, a agricultura e a agroindústria.
Aberto na terça-feira (22), com fechamento no dia seguinte, o evento teve o apoio decisivo da prefeita Adriane Lopes e do governador Eduardo Riedel, somando-se às iniciativas que marcam os 50 anos da Embrapa. A Dinapec aponta horizontes e soluções alicerçados em modernas tecnologias para garantir modelos de progresso ajustados às necessidades humanas.
A FEIRA
A feira acontece a cada dois anos, em cenários que propõem amplos intercâmbios e transferência de avanços tecnológicos, especialmente nas experiências geradas pela Embrapa e parceiros.
Riedel destacou o evento e o cinquentenário da Embrapa, acentuando a importância do fomento às ações na área rural. Frisou o marco de ganhos expressivos na evolução da agropecuária, citando progressos excepcionais em genética, sanidade, nutrição e uso do solo. “Mato Grosso do Sul cresce acima das taxas nacionais. Logística, infraestrutura e investimentos fazem um ambiente favorável aos negócios”, disse.
Com a participação dos organismos governamentais do Estado e do Município que atuam na área de negócios, a 15ª edição da Dinapec trouxe um formato diferenciado e programação mais interativa. A sua edição mais recente foi em 2019, devido à pandemia. Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, realçou a importância e a força construtiva dos parceiros, ressaltando o apoio da Prefeitura e do Governo.