A professora de Dourados e primeira suplente do PT, Gleice Jane Barbosa, terá 45 dias para assumir o mandato, após convocação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Ela entra na vaga deixada com a morte do deputado Amarildo Cruz (PT), na última sexta-feira (17), em Campo Grande.
Conforme o regimento interno da Casa de Leis, “o suplente convocado para substituição ou para o preenchimento definitivo de vaga terá, a fim de tomar posse, o prazo de trinta dias, prorrogável por metade desse tempo, pela Mesa, a requerimento escrito do interessado”. Assim, a professora tem até a segunda quinzena do mês de abril para tomar posse.
O prazo pode casar positivamente para Gleice Jane, que está sob atestado médico por 120 dias, devido à síndrome de Guillain-Barré, um distúrbio autoimune, em que o sistema imunológico do corpo ataca parte do sistema nervoso. A professora concursada da SED (Secretaria de Estado de Educação) divulgou, na semana passada, em vídeo na rede social, que foi diagnosticada com a doença e que ficaria afastada das redes sociais no período inicial de tratamento, para cuidar da saúde.
“A recuperação é um pouquinho lenta, por isso, nos próximos dias, estarei afastada das redes sociais, do WhatsApp. E farei isso porque, neste momento, preciso concentrar todas as minhas energias no meu corpo, para me recuperar logo. Em breve, a gente está de volta, com todas as atividades e retomando os trabalhos”, disse ela.
Ela conta que ainda não recebeu uma convocação formal. “Preciso saber como funciona o procedimento legal da Casa. Tenho que ser convocada e como estou de atestado preciso ver como vai funcionar”, diz.
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) informou que já falou sobre o assunto com o presidente da Mesa Diretora, Gerson Claro (PP), e pretende conversar com Gleice para ver a possibilidade de marcar a posse daqui umas duas semanas.
“Vamos ver se podemos fazer a posse daqui alguns dias, uma ou duas semanas. Não tem problema ficar esse tempo. O que não pode é passar de 30 dias. O presidente disse que vamos conversando para ver quando ela terá condições de tomar posse, mas a Casa vai dar uns 15 dias para ela se restabelecer”, comentou Kemp. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS